05/05/2012

Sou um ramo desta videira?


Sou um ramo viçoso ou murcho?

Que nos diz hoje a alegoria da videira? “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.  Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós (Jo 15,1-8).

Qual  a palavra essencial nesta alegoria? Permanecer. Está bem, diz você, mas, permanecer em que sentido? Permanecer em Jesus Cristo, por meio da observância dos seus mandamentos. Este é o núcleo desta passagem evangélica.

E o resultado dessa permanência? A produção de bons frutos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15,5).

Tanta gente acha que tem Deus no coração, que permanece com o Senhor…  como sabemos que alguém realmente permanece no Senhor? A mesma resposta de antes: Pela observância dos mandamentos. Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele, diz João (1Jo 3,24). Será que há tanta gente permanecendo em Deus, com dizem? Certamente. Mas a julgar pela observância da Palavra, há também muita gente blefando.

- Sim, continua  você, e estes que dizem que estão na videira, mas não vivem de acordo com esta condição?

Este discípulo não é, de verdade, discípulo. Diz professar uma coisa e confesssa outra. É um discípulo afastado do Mestre, um  ramo que  só presta para ser queimado.Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á (Jo 15,6). O destino será o fogo. Fim trágico, não?

Como evitar este trágico fim? Observando a Palavra. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito (Jo 15,7). Ainda que às vezes a pessoa seja infiel, por fraqueza, é preciso empenho para corresponder   ao que o Senhor espera. Lembra o que aconteceu com Paulo?

Ele era perseguidor da  Palavra, nas pessoas dos cristãos. Era, mas  mudou de vida. Depois, acolheu a Palavra convictamente. Daí por diante permaneceu com eles (os discípulos), saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor (At 9,28). Essa fidelidade posterior é que é exemplar. Quem de nós tem destemor, coragem, para falar do Senhor? Poucos. E ainda que não se está perguntando  apenas sobre pregação por palavras! Quem de nós tem destemor suficiente para pregar por atitudes, em conversas comuns, como ramo que tem coragem de mostrar onde está grudado? Realmente é necessária muita coragem.

Permanecer no Senhor é essencial para que a pessoa não seque. Você tem permanecido nele? Não, não estamos falando de ir ao templo, de rezar. Estamos falando de   permanência em seus mandamentos, em suas palavras. Tem permanecido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário